Lília Cabral e Christiane Torloni: protagonista de peso garantem bom Ibope de "Fina Estampa"
Depois de uma novela muito distante da realidade, com um protagonista que não trabalhava, duas herdeiras e três vilões psicopatas, a Globo apresenta agora uma trama destinada a colocar no centro do palco o que ela imagina ser a nova classe C do país.
A julgar pelo primeiro capítulo de “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva, trata-se de um universo formado por gente batalhadora, com novos hábitos de consumo e sonhos de ascensão social.
A trama vai girar em torno de Griselda da Silva Pereira, vulgo Pereirão, que circula pela Barra da Tijuca de macacão, boné e a caixa de ferramentas na mão. É uma faz-tudo, como informa o seu cartão. Tem três filhos e um neto – todos moram com ela, numa área mais pobre do bairro.
Na mesa do café da manhã, somos informados, apenas dois deles têm o privilégio de comer iogurte. Um dos potes é para Antenor, que estuda medicina. Está no terceiro ano e diz ser o melhor aluno da turma. Dedica-se aos estudos para não correr o risco de perder a bolsa.
Antenor namora uma estudante de psicologia riquíssima, Patrícia Velmont, e diz para ela que a mãe é uma fazendeira. Antenor tem vergonha de Griselda – um conflito clássico da literatura popular desde que o mundo é mundo.
A principal amiga de Griselda é Celeste, uma dona-de-casa cujo marido, Baltazar, é motorista de uma madame, Tereza Cristina Velmont. Baltazar espanca Celeste frequentemente, mas ela não tem coragem de denunciá-lo à polícia.
Conhecida de Griselda, Vilma é taxista. Viúva, mora com a filha Leticia, professora, e a neta Carol. Vilma é outra batalhadora. Em sua casa há um computador de mesa, usado pela filha, para desespero da neta, que sonha com um notebook.
O primeiro capítulo de “Fina Estampa” também mostrou, em detalhes, o núcleo rico, que faz o contraste necessário com a nova classe C – a família da madame, Teresa Cristina, o seu mordomo gay, Crodoaldo, o marido René, chef de cozinha, a filha Patrícia, que namora Antenor, além dos donos de uma grife de moda, Fio Carioca, um casal apaixonado formado por Paulo e Ester.
Curiosamente, os ricos foram tratados em tom de comédia, enquanto os pobres mereceram um olhar respeitoso. Pode ser só um cuidado de primeiro capítulo. Veremos. Essa perspectiva não constitui novidade, mas o contraste com “Insensato Coração” é gritante demais.
Lilia Cabral, como Pereirão, e Christiane Torloni, como Tereza Cristina, são as protagonistas da trama. Ambas enfrentam bons desafios. Lilia tem a chance de criar um personagem bem original. La Torloni precisa inventar uma perua afetada que não lembre a infinidade de tipos semelhantes que povoam a teledramaturgia nacional. A novela está nas mãos das duas.
Cenas de praia, Malvino Salvador tomando banho e desfilando sem camisa, peitos nus, mulheres molhadas e um forte tom de comédia. Esses ingredientes puseram o primeiro capítulo de “Fina Estampa”, trama de Aguinaldo Silva que estreou no horário das 21h, no topo do Ibope, com audiência média acima dos 40 pontos. O índice ainda é prévio, mas já é maior que a estreia de suas duas últimas antecessoras “Passione” e “Insensato Coração”, que marcaram média de 37 pontos na estreia. Cada ponto no Ibope equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
Os pontos fortes foram as protagonistas Christiane Torloni, como a megera Tereza Cristina, e sua antagonista Lília Cabral, como Griselda/Pereirão, que mostraram que uma dupla de protagonistas forte já garante uma boa audiência. Destaque também para Marcelo Serrado como o mordomo Crô.
Mesmo assim, internautas criticaram o clichê filho humilhando mãe trabalhadora (Caio Castro versus Lília Cabral), o mesmo existente em “Morde e Assopra”, e, ainda, a abertura: uma sequência de espelhos com uma mulher desfilando vestida de vermelho e cinza, as mesmas cores da abertura de “Insensato Coração”.
A abertura, inclusive, lembra a de “Brilhante”, trama de Gilberto Braga exibida nos anos 1980. Um internauta chegou a comentar que se tratava de uma homenagem à boa audiência deixada pelo antecessor, já que “Insensato” recuperou a tendência de queda na audiência do horário.
Por que Uma Nova Liso Perfeito? Para que mudar? É isso que você confere na reportagem a seguir sobre o fenômeno Brasil lyzzy Innovation. Superior em tudo o que faz. 85 3094-5467 ; 8874-8787 lisoperfeito@msn.com
Muita gente escreveu para nosso e-mail: brasillyzzy@brasillyzzy.com.br perguntando o Porque de uma nova Liso Perfeito, visto que a anterior fora consagrada em todo o mundo, liderando as vendas do segmento. A resposta está clara para quem fez uso da Nova Liso Perfeito. -Como assim? A Brasil Lyzzy desde sua criação vem analisando os erros de mercado. Porque o E.U.A e Europa estão com extremas dificuldades, como o País mais rico do mundo deve 13 trilões de dólares, em fim, procurando não repetir erros dos que vieram antes dela. Observou-se que nunca se pode estagnar. Parar no tempo. Deixar de evoluir. Sempre, por melhor que seja o produto a Brasil Lyzzy continua trabalhando e aperfeiçoando a fórmula. Um dos Supervisores, que preferiu que não mencionássemos seu nome, disse: “A prepotência e arrogância é o pior estágio em que uma Empresa (leia-se, seus acionistas) pode chegar. Achar que atingiu-se a perfeição é desafiar o criador. Assim, a Nova Liso Perfeito é melhor que a antiga Liso Perfeito. – Por que? Observe:
1- Liso Mais efetivo e e natural.
2- Fim em absoluto do volume.
3- Maior brilho e tratamento capilar aos fios.
4- Proteção da cor dos cabelos com tinturas.
5- Maior manutenção de água nos fios capilares
A Linha manutenção de 500 ml liso De Ouro, ajudou mantendo a característica intrínseca do sistema de fixação de água: Fixing Water Along The Way.
Finalizo dizendo: Nunca paremos de investir para tentar nos superar sempr, em respeito a todos que fazem a família Mais Brasil, Mais Brasil lyzzy Innovation.”
Imagens da Nova Liso Perfeito Brasil Lyzzy:
VÍDEO COM NOVA LISO PERFEITO DA BRASIL LYZZY INNOVATION
CONTATO(S)
85 3094-5467
85 8874-8787
MSN: lisoperfeito@msn.com
FACEBOOK: http://www.facebook.com/brasillyzzy
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente; Opine, elogie, critique, Participe!